As teorias de Darwin no mercado de trabalho

traço

Fev 23, 2015

As teorias de Darwin no mercado de trabalho

No que as teorias da evolução podem contribuir para a carreira profissional?

As teorias da evolução das espécies publicada em 1859 pelo brilhante cientista inglês Charles Darwin revolucionaram o pensamento científico ao oferecer um estudo das espécies fora do conhecimento religioso.


Passados 156 anos dessa publicação, o mundo, o homem, a ciência e a tecnologia evoluíram oferecendo novos caminhos do conhecimento, mas os estudos de Darwin continuam servindo de referência nos dias de hoje, inclusive algumas de suas leis podem ser refletidas no mercado de trabalho.


Achou estranho? Veremos!


A primeira teoria de Darwin chamada “Variação” revela que “os indivíduos não são totalmente semelhantes, mesmo que tenham o mesmo parentesco. Essa variabilidade contribui para o processo evolutivo ao apresentar em diferentes indivíduos características diversas.” Vejamos, podemos inserir essa lei no mercado de trabalho, onde é possível que uma variação de profissionais com diversos tipos de formação, venha concorrer a mesma vaga. No processo evolutivo, podemos considerar a atualização profissional do indivíduo e o acúmulo de conhecimentos necessários para se manter em uma boa empresa ou sonhar com o cargo desejado.


A terceira lei fala da “Seleção”, “a competição pelos recursos ambientais seria um fator determinante para a evolução de uma espécie.” Há muitas empresas oferecem vários benefícios e opções de crescimento para seus profissionais, por isso, podemos fazer uma comparação com a competitividade e o alvoroço que as suas vagas provocam no mercado.


Outra lei de Darwin para uma reflexão, que é a última e a mais importante... a “Adaptação”, “característica que favorece a sobrevivência dos indivíduos em um determinado ambiente. Os indivíduos apresentam adaptações diferentes ao mesmo ambiente, mas pela seleção natural, somente aquele que for mais apto conseguirá sobreviver.” Essa fica mais evidente e melhor aplicada, com as constantes mudanças, exigências e até crise no mercado de trabalho, dependendo da área, somente quem se preparar e adaptar às suas demandas consegue se sobressair, alcançar o sucesso profissional e garantir um futuro promissor.


Resumindo, em razão da globalização, o mercado de trabalho passa diariamente por transformações, adaptar-se a elas é um desafio para todos os profissionais, por isso, manter-se atualizado e definir planos de carreira é essencial para a melhor colocação em sua área de trabalho.


E você vai evoluir ou fará parte das espécies extintas?


Deixe seu comentário


Recentes

traço

Motivações e Necessidades

Elementos do processo de transição para empreendedor.


A importância do autoconhecimento!

O quanto você se conhece?


O Capital Social do Executivo e do Empreendedor!

O que você tem feito pelo seu Capital Social?